domingo, 12 de outubro de 2008

Receitas Vegana pães

Pao Francês (vegana)

Ingredientes

1/2 kg de farinha de trigo
15 gr de fermento biológico fresco
15 gr de sal
20 gr de açúcar
1 colher (sopa) de creme vegetal
300 ml de água gelada

Preparo

Dilua o fermento com a água gelada. Misture os outros ingredientes, por último coloque o sal. Amasse e levante, empurrando a massa para frente, com a palma da mão e dobrando-a sobre si mesma. Se for necessário, coloque mais água e mais farinha de trigo. A massa não deverá grudar nas mãos. Deve ficar com aspecto leve e esponjoso.
Deixe descansar por 30 minutos. A seguir, amasse novamente e prepare o pão, dando-lhe o formato desejado e coloque no tabuleiro untado. Se estiver pegajosa, espalhe mais farinha por cima. Deixe que ela descanse mais 10 minutos. Aqueça o forno e pincele o pão com água antes de colocá-lo no forno. Asse por aproximadamente 20 a 30 minutos.

Fonte: Cyber Cook




Focaccia com Ervas (vegana)


Ingredientes

1 e 1/2 colher (sopa) de açúcar
15 g de fermento biológico fresco
1 e 1/4 de xícara de azeite de oliva
3 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
1 colher (sobremesa) de sal
1/2 colher (sopa) de orégano
1/2 colher (sopa) de alecrim
1/2 colher (sopa) de manjericão
2 colheres (sopa) de sal grosso

Preparo

Num recipiente grande, junte 1/4 de xícara de água morna com o açúcar e o fermento. Misture e deixe descansar por 5 minutos, junte mais 1 xícara de água morna, 1/4 de xícara de azeite e misture bem.

Em outro recipiente, misture a farinha com sal e faça uma depressão no centro. Junte a base de fermento reservada e misture até a massa ficar homogênea. Coloque em uma superfície polvilhada com farinha e sove até obter uma massa elástica e lisa.

Deixe descansar por 45 minutos em uma assadeira média untada com azeite e coberta com filme-plástico. Enquanto isso, aqueça o forno em temperatura média.

Cubra o fundo da assadeira com a massa e deixe descansar por mais 15 minutos. Com as pontas dos dedos, pressione a massa novamente, marcando furos nela. Regue com o azeite restante e polvilhe as ervas e o sal grosso. Leve ao forno por aproximadamente 45 minutos ou até crescer e ficar dourado. Retire do forno, deixe esfriar um pouco e sirva ainda morna.

Fonte: Masterfoods



Pão de Quinua Germinada (vegana)


Ingredientes

Quinua em grão
Sementes de linhaça
Farinha ou creme de arroz
Extrato de soja
Fermento em pó
Sal

Preparo

Coloque à noite para germinar, 3 colheres de sopa de quinua em sementes e uma colher de semente de linhaça, cubra com água. Na manhã seguinte, acrescente 4 a 5 colheres (sopa) de farinha de arroz, meia colher (sopa) de leite em pó, meia colher (café) de fermento em pó e sal a gosto.

Faça uma massa resistente mas não dura, colocando água até a consistência desejada, como um mingau grosso. Coloque a massa em frigideira de teflon (se necessário, unte ligeiramente) tampe e cozinhe em fogo baixo. Ao dourar embaixo, vire a massa e espere dourar do outro lado, já sem a tampa. A aparência é de um pãozinho integral. Sirva com patês, tahini, mel ou o que preferir.

Variação - Se desejar variar o sabor ao colocar a massa na frigideira, cubra com sementes de gergelin, queijo ralado, ervas, etc.

Dica - Esse pão auxilia quem deseja emagrecer porque além de regular o intestino, tem alto poder de saciedade.

Fonte: Adaptada de Panelinha



Pão de Espinafre (vegana)

Ingredientes

1 kg de farinha de trigo
100 g de espinafre (processado)
150 g de batata cozida e amassada
1 colher (chá) de açúcar
30 g de fermento fresco
70 ml de azeite de oliva
2 colheres (chá) de sal
300 ml de água morna

Preparo

Dissolva o fermento e o açúcar na água morna e acrescente a farinha, agregue o espinafre, a batata e o azeite. Comece a sovar e acrescente o sal. Sove bem por 15 minutos, ou até obter uma massa homogênea que não grude nos dedos. Transfira-a para uma tigela enfarinhada, faça uma incisão em cruz na superfície, cubra-a com filme plástico e deixe repousar na geladeira por três horas. Depois deste tempo, sove levemente e forme tranças ou baguetes. Coloque em assadeiras forradas com papel-manteiga e deixe crescer a temperatura ambiente, até dobrar de volume (cerca de 2 horas). Asse em forno pré-aquecido a 180ºC por 40 minutos.

Receita do chef Alex Caputo – Fonte: Programa Mulheres



Falso Pão de Alho (vegana)


Ingredientes

2 bisnagas cortadas em fatias
250 g de maionese vegetal
250 g de creme vegetal
1 pacote de sopa de cebola
Salsinha e cebolinha a gosto

Preparo

Misture bem os ingredientes da pasta e passe nas fatias de pão. Leve para assar em 180º C até que fiquem levemente douradas. Parece de alho, mas não é.

Fonte: Adaptada de UOL Gastronomia





Pãozinho Chinês (vegana)


Ingredientes

Para a massa
1 tablete de fermento biológico
1 colher (sopa) de açúcar
3 e 1/2 xícaras de farinha de trigo peneirada

Para o recheio
1 cebola média picada
2 dentes de alho picado
1 colher (sopa) de gengibre ralado
1 xícara de ervas frescas picadas
2 colheres (sopa) de shoyu
2 colheres (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de óleo de gergelim
1 colher (sopa) de óleo
2 colheres (sopa) de sementes de gergelim torradas
Sal a gosto

Preparo

Massa
leve ao fogo uma panela com 200 ml de água até amornar. Despeje em uma tigela e misture o fermento e o açúcar. Aos poucos, junte a farinha, mexendo sempre. Transfira a massa para uma superfície enfarinhada e sove por uns 5 minutos, ou até ficar flexível e elástica. Volte a massa para a tigela, cubra com filme plástico e deixe crescer em local aquecido por 30 minutos. Sove a massa por mais 5 minutos, volte para a tigela, cubra com filme plástico e deixe por mais 30 minutos.

Recheio
Bata no liquidificador a cebola, o alho, o gengibre, as ervas, o shoyu, o açúcar e o óleo de gergelim até obter uma pasta e refogue, mexendo de vez em quando, até encorpar e perder o líquido. Retire do fogo, acerte o sal e reserve. Abra a massa em uma superfície enfarinhada, corte 10 quadrados de 10 cm de lado. Distribua o recheio e feche, unindo as bordas e formando uma trouxinha. Forre o fundo do cesto (recipiente de bambu próprio para cozimento a vapor) com um guardanapo de pano umedecido e disponha os pãezinhos deixando espaços entre eles. Coloque água em uma frigideira funda ou wok* e leve ao fogo até ferver. Encaixe o cesto dentro da frigideira, tampe e deixe por 15 minutos, ou até a massa ficar cozida. Retire do fogo, transfira os pães para uma travessa e polvilhe com gergelim.

* Wok é uma panela muito utilizada nas receitas chinesas. Ela se parece com um chapéu chinês invertido. A grande vantagem do seu uso é que o calor é distribuído de forma igual por toda a panela, já que é totalmente arredondada.

Rendimento: 10 unidades

Revista Água na Boca





Pão Integral de Azeitona (vegana)


Ingredientes

2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de farinha de trigo integral
1/2 colher (sopa) de sal
15 g / 1 tablete de fermento seco para pão
1 xícara de água morna
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 xícara de azeitonas pretas sem caroço

Preparo

Numa tigela grande, misture bem as farinhas, o sal e o fermento. Faça um buraco no centro e acrescente a água morna e 1 colher (sopa) de azeite. Trabalhe a massa do centro para fora, incorporando os ingredientes até formar uma bola. Enfarinhe uma superfície lisa e sove a massa de pão por 10 minutos até que ela fique lisa e elástica. Faça uma bola com a massa. Unte o fundo de uma tigela grande com azeite. Coloque a massa na tigela e pincele bem com um pouco de azeite. Cubra com um pano de prato limpo e deixe crescer por 1 hora ou até dobrar de tamanho.

Corte as azeitonas em 4 partes e seque bem com papel-toalha. Coloque-as num prato e polvilhe com um pouco de farinha. Transfira a massa crescida para uma superfície lisa enfarinhada e aplaine com os dedos. Salpique as azeitonas picadas, dobre a massa e sove até que as azeitonas estejam bem distribuídas. Modele o pão em formato ovalado de cerca de 25 x 10 cm.

Unte uma assadeira com óleo. Disponha o pão, faça 6 cortes no sentido da largura da massa e pincele com azeite de oliva. Cubra com um pano de prato limpo e deixe crescer por 30 minutos. Pré-aqueça o forno a 180ºC (temperatura média). Pincele o pão com mais azeite e leve ao forno por cerca de 1 hora ou até que esteja dourado.

Dica

Para verificar se o pão está assado, retire da assadeira e bata com o dedo na parte de baixo: você deve ouvir um som oco. Caso contrário, deixe assar mais um pouquinho. Depois de pronto, coloque o pão sobre uma grade até esfriar.

Fonte: Panelinha





Pão Enriquecido com Leguminosas e Sementes (vegana)

Ingredientes

1 kg de mandioca
1 kg de farinha de trigo
2 tabletes de fermento biológico fresco
1/2 copo de açúcar mascavo
1/2 copo de óleo de girassol
3 copos de água
3 copos de farelo de trigo hidratado
1 colher (sopa) de sal
Quanto baste de sementes de girassol

Preparo

Num processador, bata bem a mandioca com a água morna. Adicione o fermento dissolvido em um pouco de água, o farelo de trigo, as sementes, o óleo, o sal e o açúcar. Bata mais um pouco. Coloque a mistura em uma tigela e adicione a farinha pouco a pouco até a massa ficar homogênea e desgrudar das mãos. Faça três pães (formato desejado) e leve para descansar até dobrar de volume. Asse em forno médio, pré-aquecido.

Fonte: Cyber Cook



Pão de Queijo (vegana)


Ingredientes

4 xícaras de polvilho doce
1 xícara de polvilho azedo
2 xícaras de mandioquinha amassada (substituível por batata, mandioca, inhame, cará)
2 xícaras de abóbora cozida e amassada (substituível por cenoura)
2/3 de xícara de óleo bem quente (ponto de fritura)
1 xícara de água fervendo
Sal a gosto (cerca de 1 colher de sopa cheia)
Ervas finas como orégano, manjerona e manjericão desidratadas a gosto (opcional)
Tofu amassadinho, cerca de 1 e 1/2 xícara (opcional)

Preparo

Misture, primeiramente, todos os ingredientes secos (polvilhos e sal). Ferva o óleo e a água juntos e despeje sobre a mistura seca, escaldando o polvilho. Acrescente o purê e amasse com as mãos até obter uma mistura homogênea. Molde as bolinhas e asse em temperatura baixa (preferencialmente mínima) por 1 hora. Não é necessário untar a forma.

Dicas

- Você pode dobrar a quantidade de purê de mandioquinha se optar por não usar abóbora ou cenoura, mas os pães de queijo ficarão menos coradinhos. Neste caso, acrescente um pouco de açafrão.

- Para quem gosta de alho, o condimento combina muito bem se acrescido em quantidade razoável e bem triturado. Cerca de 5 dentes de alho para cada receita.

- Pode-se, depois de moldar os pães de queijo, congelá-los para assar posteriormente.

Rendimento: de 30 a 40 pães de queijo pequenos

Fonte: Comunidade Receitas Vegan/Vegetarianas, do Orkut





Pão com Tomate (vegana)



Ingredientes

1 pão italiano
1 maço de manjericão
1/2 kg de tomates médios bem maduros, mas firmes
10 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem espanhol
Sal a gosto

Preparo

Pré-aqueça o forno em temperatura média (180ºC). Corte o pão italiano em fatias de 1 cm de espessura. Acomode-as em uma assadeira retangular (33 cm X 23 cm). Limpe o manjericão, lave sob água corrente e seque com toalha de papel. Separe as folhas e pique. Reserve.

Lave os tomates sob água corrente, retire o pedúnculo e parta-os ao meio no sentido do comprimento. Esfregue os tomates com a polpa e as sementes em cada fatia de pão. Use um tomate para cada fatia de pão. Passe os tomates até que a polpa, as sementes e o suco sejam absorvidos pelo pão.

Regue as fatias de pão com o azeite de oliva. Polvilhe o sal e salpique as folhas de manjericão. Leve ao forno por 35 minutos ou até as fatias de pães toatarem levemente. Retire do forno e sirva em seguida.

Rendimento: aproximadamente 18 fatias

Fonte: www.azeite.com.br



Pão Italiano (vegana)



Ingredientes

1 kg de farinha de trigo especial
25 g de sal
20 g de fermento de tablete
400 ml de água

Preparo

Misture todos os ingredientes até que se forme uma massa consistente. Sove bem (pode-se usar um pouco de farinha). Corte no tamanho desejado.

Faça bolas e coloque em uma forma. Pulverize com farinha e cubra com um pano. Deixe descansar entre 30 e 40 minutos. Modele no formato desejado e deixe coberto por mais 30 ou 40 minutos, dependendo da temperatura ambiente.

Faça um corte nos pães e leve ao forno em temperatura entre 190 e 200ºC. Em cerca de 30 minutos, o pão estará pronto.

Fonte: www.receitas.maisvoce.globo.com



Pão de Alho com Azeitonas (vegana)


Ingredientes

Para a massa
2 xícaras (chá) de farinha de trigo (aproximadamente)
1 colher (sopa) de fermento biológico seco
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de margarina vegetal
2 colheres (chá) de sal
1 xícara de água morna

Para o recheio
2 colheres (sopa) de margarina derretida
3 dentes de alho amassados
1/2 xícara de azeitonas bem picadas

Preparo

Numa tigela grande, misture 1 xícara de farinha com o fermento, o açúcar e o sal.
Junte a margarina e a água e misture com uma colher (vai ficar pastoso). Acrescente mais farinha, aos poucos. Quando ficar difícil de mexer com a colher, despeje a massa em uma bancada polvilhada com bastante farinha. Trabalhe bem a massa, polvilhando farinha aos poucos, até a massa desgrudar das mãos, ficar bem macia e lisa.

Unte a tigela, que utilizou para fazer a massa, com um pouquinho de óleo. Coloque a massa na tigela e vire para que a massa fique untada por igual. Cubra com plástico e deixe crescer até dobrar de volume. Após crescida, deite a massa na bancada enfarinhada e abra em um retângulo, não deixando a massa ficar muito fina.

Misture os ingredientes do recheio e espalhe uma fina camada por toda área do retângulo de massa. Enrole como rocambole. Faça um corte no sentido do comprido, sem separar as 2 metades. Vire o lado do recheio para cima e trance as 2 metades. Coloque em tabuleiro levemente untado, cubra com plástico e deixe crescer novamente. Asse em forno pré-aquecido até dourar.

Rendimento: 10 porções

Fonte: www.tudogostoso.uol.com.br




Pão de Queijo Frito (ovo-lacto)


Ingredientes

Para a massa
3 ovos
1 copo (americano) + 2 colheres (sopa) de polvilho doce
1 colher (sopa) de fermento em pó
400 g de queijo meia cura ralado

Sugestões de recheio
- 40 g de mussarela ralada fina temperada com ervas a gosto e sal temperado
- 40 g queijo cream cheese temperado com orégano e sal temperado a gosto
- 40 g de queijo cheddar ralado fino, temperado com tomilho picado, sálvia picada, manjericão picado e sal temperado a gosto

Preparo

Numa vasilha, misture os ovos, o polvilho doce, o fermento em pó e o queijo meia cura ralado até formar uma massa homogênea. Faça bolinhas com 1 colher de sobremesa (rasa) de massa. Abra na palma da mão, recheie com 1 colher (café) do recheio desejado, feche e faça bolinhas novamente. Frite em óleo já aquecido até dourar.

Fonte: www.receitas.maisvoce.globo.com




Panetone (vegana)


Ingredientes

3 xícaras de farinha de trigo
2 tabletes de fermento fresco
1/2 xícara de água morna
1/2 xícara de açúcar
3 colheres (sopa) de leite de soja
1 colher (chá) de sal
4 colheres (sopa) de margarina vegetal
1/2 xícara de uvas passas
1/2 xícara de frutas cristalizadas picadas
1 colher (sopa) de raspas de limão
1 colher (sopa) de essência de baunilha

Preparo

Aqueça a água até estar na temperatura do corpo. Despeje-a numa tigela e junte o fermento. Adicione 1 colher (sopa) cheia de farinha de trigo e misture. Cubra com um pano de prato e deixe descansar até que comecem a aparecer bolhas na superfície. Junte a farinha aos poucos, mexendo sempre. Acrescente os demais ingredientes, menos a margarina. Despeje a massa numa superfcie limpa e sove por 10 minutos. Enquanto estiver sovando, acrescente a margarina. Despeje a mistura na forma preparada. Cubra e deixe descansar por pelo menos 2 horas. Leve ao forno quente por 10 minutos, abaixe o fogo para médio e deixe por mais 30 minutos.

Variação

Para fazer um chocotone, troque as frutas por gotas de chocolate meio amargo.

Fonte: Comunidade Receitas Vegan/Vegetarianas - Orkut





Pão Integral com Alecrim (vegana)


Ingredientes

2 ramos de alecrim
1 xícara (chá) de água morna
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de farinha de trigo integral
10 g de fermento seco para pão
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
Óleo de canola para untar
Sal a gosto

Preparo

Desfolhe um dos ramos de alecrim e reserve. Numa panelinha, coloque a água e o ramo inteiro de alecrim. Leve ao fogo médio e, quando ferver, desligue. Retire o alecrim.

Numa tigela grande, misture bem as farinhas e o fermento. Faça um buraco no centro, acrescente a água morna, o azeite e o sal. Trabalhe a massa do centro para fora, incorporando os ingredientes até formar uma bola. Sobre uma superfície enfarinhada, sove a massa de pão por 10 minutos até ficar lisa e elástica. Faça uma bola com a massa.

Unte o fundo de uma tigela grande com azeite. Coloque a massa e pincele-a com um pouco de azeite. Cubra com um pano de prato limpo e deixe crescer por 1 hora ou até dobrar de tamanho. Transfira a massa crescida para uma superfície enfarinhada e aplaine com os dedos. Salpique com as folhas de alecrim. Dobre a massa e sove-a até que as folhas estejam uniformemente distribuídas. Modele o pão em formato ovalado com cerca de 25 x 10 cm.

Unte uma assadeira grande com óleo. Transfira a massa para a assadeira e faça cortes superficiais no sentido da largura do pão. Pincele com o azeite de oliva restante, cubra e deixe crescer por 30 minutos.

Pré-aqueça o forno a 180°C (temperatura média). Pincele o pão com mais azeite e leve ao forno para assar por cerca de 35 minutos ou até que esteja dourado. Para verificar se está assado, bata na parte de baixo do pão (como se estivesse batendo numa porta) e observe se produz um som oco. Caso contrário, deixe assar mais um pouquinho. Quando pronto, coloque o pão sobre uma grade e deixe esfriar.

Fonte: www.panelinha.ig.com.br






Pão Florentino (ovo-lacto)


Ingredientes

Para a massa:
1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de arroz
1 colher (chá) de sal
1 tablete (15g) de fermento biológico
1 colher (sopa) de óleo

Para o recheio:
3 colheres (sopa) de margarina
2 abobrinhas cortadas em rodelas
10 folhas de alface romanas picadas
10 folhas de escarola picadas
20 fatias finas de mussarela de búfula
Sal e pimenta-do-reino a gosto
1 gema para pincelar
Sal grosso e alecrim desidratado a gosto

Preparo

Massa:
Peneire em uma tigela os dois tipos de farinha e o sal. Faça uma cavidade no centro e coloque o fermento biológico. Reserve. Leve ao fogo uma panela com 1 xícara (chá) de água até amornar. Em seguida, despeje a água na cavidade dos ingredientes secos e misture com uma colher e depois com as mãos até ficar homogêneo. Transfira a massa para uma superfície enfarinhada e sove por 5 minutos, ou até ficar lisa e elástica. Volte a massa para a tigela, cubra com filme plástico e deixe crescer por 35 minutos, ou até dobrar de volume.

Recheio:
Numa frigideira, derreta a margarina e refogue a abobrinha, a alface, a escarola, sem parar de mexer, por 2 minutos. Adicione o sal e a pimenta-do-reino, misture, retire do fogo e reserve. Ligue o forno à temperatura média.

Montagem:
Abra a massa em uma superfície enfarinhada no formato de um retângulo (30cm X 36cm). Coloque 10 fatias de mussarela e metade do refogado no centro do retângulo. Cubra com uma das laterais da massa, coloque por cima parte do refogado, o restante da mussarela e do refogado. Feche o pão com a outra metade da massa. Com o óleo, unte uma assadeira retangular de 23cm X 33cm, polvilhe a farinha de trigo e coloque o pão. Bata rapidamente em uma tigela a gema com 1 colher (sopa) de água e pincele o pão. Polvilhe o sal grosso e o alecrim e leve ao forno por 40 minutos, ou até o pão ficar firme e dourado.

Fonte: Revista Água na Boca






Pão Árabe (lacto)


Ingredientes

2 tabletes de fermento para pão
1 kg de farinha de trigo
1 copo de água morna
1 copo de leite morno
2 colheres (sopa) de óleo
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de sal

Preparo

Colocar numa tigela a farinha misturada com o sal e o açúcar. Fazer um pequeno buraco no centro, colocando o óleo, o leite e o fermento dissolvido na água morna. Trabalhar a massa com mão até ligar bem. Colocar sobre uma mesa enfarinhada e sovar para obter uma massa lisa. Cobrir com um pano e deixar fermentar durante 30 min num lugar sem corrente de ar. Dividir, então, a massa em bolinhas e abrir com um rolo, formando pães redondos e achatados com cerca de 10 centímetros de diâmetro. Colocar num tabuleiro polvilhado com farinha e deixar descansar mais 15 min em lugar abafado. Levar ao forno pré-aquecido bem quente por 5 a 10 minutos.

Variação

Se preferir o pão árabe com gergelim, esfregue as bolinhas de massa nesta semente, antes de abrir com o rolo.

Rendimento: 10 unidades

Fonte: www.culinaria.terra.com.br




Torradas de Alho (vegana)


Ingredientes

6 pães tipo francês
6 dentes de alho espremidos
4 colheres (sopa) de creme vegetal
2 sachês de tempero Sazón laranja

Preparo

Com o auxílio de uma faca, corte os pães ao meio no sentido do comprimento. Numa tigela, coloque o alho, o creme vegetal e o tempero Sazón e misture bem. Distribua sobre as fatias de pão e disponha-as em uma assadeira grande untada. Leve ao forno médio (180 graus), pré-aquecido, por 15 minutos, ou até começarem a dourar. Retire do forno e sirva em seguida.

Fonte: www.ajinomoto.com.br



Pão de Cebola (ovo-lacto)


Ingredientes

1 xícara (chá) de óleo
2 colheres (sopa - rasa) de açúcar
1 xícara (chá) de leite morno
3 ovos
3 cebolas médias
1 colher (sopa - rasa) de sal
3 tabletes fermento para pão
1 tablete caldo de legumes
1 kg de farinha

Preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador sem a farinha. Despeje, depois de batido, em um recipiente com a farinha e sove bem. Deixe a massa crescer em um lugar quente e enrole.
Pincele com a gema. Leve ao forno pré-aquecido por 20 minutos.

Fonte: www.receitas.maisvoce.globo.com




Croutons (vegana)


Ingredientes

2 xícaras de pão de forma cortado em cubinhos
1 colher (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de tomilho seco
Pimenta do reino a gosto

Preparo

Pré-aqueça o forno a 200° C. Misture todos os ingredientes, espalhe em uma assadeira. Asse até dourar e deixe esfriar. Sirva com sopas e saladas.



Pão essênio



É possível fazer pão sem ser cozido a partir de brotos de cereais biológicos. O pão dos essênios é feito a partir de cereais germinados, moídos.


Ingredientes
3 copos de trigo
3 copos de água


Modo de preparar:

Lave o trigo em água fresca, drene e coloque de molho os grãos com mais água fresca numa bacia grande. Cubra a bacia com uma placa ou um pano, por aproximadamente 12 horas. Os grãos absorverão uma quantidade considerável de água. Drene os grãos num coador, cubra o coador com uma placa (prato) para impedir que os grãos sequem, e coloque num lugar sem luz e longe do sol. Enxágüe os grãos aproximadamente 3 vezes ao dia, e começarão a brotar. Num par de dias os brotos alcançarão o seu comprimento ideal . O crescimento depende da umidade e da temperatura, seja pois paciente.

Moa num moinho ou num processador de alimentos.

Após moer, despeje a mistura numa superfície de trabalho limpa. Esprema e amasse os grãos por aproximadamente 10 minutos, e dê a forma então de 2 círculos pequenos, com suas mãos. Polvilhe uma folha de papel vegetal com pouco de farelo, e ponha os pães sobre ele.

Coza-os a 45 graus no forno ou ao sol. Não é necessário pré-aquecer o forno.


Fonte: Ros´Ellis Maior Moraes - Nutricionista - www.aldomon.com


xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Pão integral em máquina de pão



1 xícara de água filtrada
1 colher de sopa de açúcar mascavo ou cristal
1 colher de chá de sal (bem cheia)
2 colheres de sopa de óleo
1-1/2 xícara de farinha de trigo integral (ou centeio - também pode substituir uma parte por aveia e/ou germe
de trigo)
1- 1/2 xícara de farinha de trigo branca
1 colher de fermento biológico ou 1 tablete de fermento fresco para pão, tipo Fleischmann

Opcionalmente pode-se acrescentar 2 colheres de um dos seguintes ingredientes:
- linhaça
- gergelim torrado
- quinoa em flocos
- sementes de papoula
- girassol (sem casca...)

Colocar os ingredientes na máquina de pão, na ordem citada. Selecionar o ciclo “pão integral” e ... bom
apetite! Não tem erro!

Se for preparar manualmente:

Colocar o fermento numa bacia grande. Adicionar o açúcar e misturar – amassando com garfo, se for fermento fresco. Acrescentar o sal, o óleo e a água.

Juntar a farinha integral e misturar com uma colher de pau ou espátula.
Ir acrescentando a farinha branca aos poucos.

Adicionar um dos ingredientes opcionais.

Quando ficar difícil para misturar com a colher, começar a sovar com as mãos e continuar adicionando farinha,
aos poucos, até que a massa se solte das mãos.
Cortar um pedacinho da massa e colocar num copo com água fria.
Cobrir a bacia com um pano de prato ligeiramente umedecido e esperar crescer até a bolinha flutuar no copo com água – ou até a massa dobrar de volume.

Cortar outro pedacinho da massa e colocar num copo com água.
Formar 2 ou 3 pães e colocar numa assadeira.

Quando a bolinha flutuar na água, acender o forno para pré-aquecer por 10 minutos.
Assar os pães durante 45 minutos aproximadamente, sendo 15 minutos forno forte e abaixando o fogo nos 30 minutos finais.


xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Pão sírio



10 pães - tempo de preparo: 40 minutos

Ingredientes

1 kg de farinha de trigo especial

20 g de sal

30 g de fermento biológico Fleischmann

600 ml de água gelada

Farinha de trigo, para polvilhar a mesa

Prepare assim:

Coloque a farinha sobre a mesa e triture o fermento com as mãos;

Misture bem o sal na farinha e faça um buraco no centro colocando dentro o fermento;
Junte a água gelada aos poucos e, com a mão, vá desmanchando o fermento e misturando à farinha;
Trabalhe a massa até obter um composto homogêneo e elástico, que desprenda facilmente das mãos;
Vá retirando pedaços da massa e jogando-os de volta;
Repita várias vezes esse movimento de grudar e desgrudar, até que toda a massa tenha sido beliscada;
Jogue a massa sobre a mesa, abra-a um pouco com as mãos e dobre-a sobre si mesma, rapidamente;
Repita esse gesto várias vezes, para que a massa fique bem oxigenada.
Faça uma bola com a massa, cubra-a com um pano úmido e deixe-a descansar por vinte minutos, em um lugar que não tenha corrente de ar;
Com uma faca, divida a massa em 10 pedaços (cada pedaço dará um pão);
Cubra-os com um pano úmido e deixe-os descansar por vinte minutos;
Enfarinhe ligeiramente a mesa e abra cada pedaço de massa com o rolo de macarrão fazendo discos finos de aproximadamente 18 cm de diâmetro e 0,5mm de espessura;
Pré-aqueça o forno em temperatura bem alta (300°C);
Coloque o pão na pedra quente para assar;
Asse por 4 a 8 minutos.

Fonte: www.olivieranquier.com.br

Nenhum comentário: