terça-feira, 7 de outubro de 2008

Frutas Inteligentes

Quais são as frutas inteligentes?
A nutróloga Daniela Hueb lista as propriedades das frutas do bem, sua funcionalidade e o tamanho das porções a serem consumidas:

Abacaxi: ele ainda não conquistou fama, mas, pode acreditar, é ótimo no combate à prisão de ventre. Isso porque contém bromelina, substância que “irrita” a mucosa intestinal, estimulando os movimentos peristálticos (contrações involuntárias que empurram as fezes pelos intestinos até sua expulsão).
Quanto comer: 2 fatias médias.

Banana: é rica em carboidratos, potássio, sódio, fósforo, cloro, magnésio, enxofre, silício, cálcio, vitaminas A, B1, B2 e C. Atua como calmante intestinal, por estimular o apetite, e possui funções digestivas, graças a uma substância oleosa presente em sua composição. Além disso, a prata e a maçã têm efeito adstringente, que suaviza o intestino delgado, grosso e reto, sendo indicada em casos de diarréia.
Quanto comer: 1 unidade.

Damasco seco: excelente fonte de ferro para a formação de glóbulos vermelhos do sangue, prevenindo a anemia. Abundante em silício, cálcio, fósforo e potássio, além de pró-vitamina A e vitamina B12.
Quanto comer: 2 unidades.

Goiaba: auxilia na digestão dos carboidratos, é cicatrizante de feridas e combate diarréias.
Quanto comer: 1 unidade.

Maçã com casca: contém fibras solúveis que, em contato com a água, aumentam a massa fecal e a tornam mais “macia” e insolúvel. Ou seja, que não se dissolvem em água nem são absorvidas pelo organismo, mas estimulam o peristaltismo. Os dois tipos são ótimos no combate à prisão de ventre.
Quanto comer: 1 unidade.

Laranja com bagaço: não adianta só chupar a fruta ou tomar o suco. A maior quantidade das fibras da laranja está no bagaço. Por isso, fora a casca e os caroços, você deve comê-la inteirinha.
Quanto comer: 1 pequena.

Manga: é coadjuvante em tratamentos pulmonares para eliminação de secreções, combate a falta da vitamina C, é depurativa, refrescante e tem propriedade digestiva.
Quanto comer: 1 pequena.

Mamão: é um alimento laxante. A papaína, substância presente em sua composição, estimula a mucosa intestinal de maneira natural facilitando os movimentos de expulsão das fezes. Atua nas funções gástricas e intestinais e desintoxica o organismo.
Quanto comer: 1 fatia média ou 1 papaia.

Melancia: é uma das frutas mais ricas em vitaminas A, C, B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B6 (piridoxina), B12 (cianocobalamina), niacina, ácido fólico, ácido pantotênico e biotina, que auxilia no fortalecimento dos cabelos, das unhas e da pele.
Quanto comer: 1 fatia média.

Melão: é rico em vitaminas A, C e complexo B, cálcio, ferro e fósforo. Possui grande quantidade de celulose, que lhe dá uma leve função laxante. É recomendado para os casos de colite, obesidade, prisão de ventre e cistite. Quanto comer: 1 fatia média.

Morangos: é indicado na prevenção de artrite, pedras na bexiga, anemia, diarréia, problemas renais, vermes, infecções hepáticas, cálculos biliares e reumatismos.
Quanto comer: 5 unidades.

Pêra: a fruta é rica em potássio, sódio, cálcio, fósforo, enxofre, magnésio, silício, ferro, vitaminas A e C e do complexo B. É utilizada popularmente como coadjuvante do tratamento da hipertensão arterial e da prisão de ventre, sendo considerada também um ótimo diurético.
Quanto comer: 1 unidade.

http://dietaja.uol.com.br/Edicoes/146/artigo58234-1.asp

Nenhum comentário: