domingo, 12 de outubro de 2008

Receitas Vegana massas

Lasanha com Tofu e Espinafre (vegana)


Ingredientes

250 g de massa para lasanha pré-cozida
500 g de tofu
4 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 cebolas picadas
6 tomates sem pele e sem sementes em cubos
1/2 xícara (chá) de manjericão picado
Folhas de 1 maço de espinafre lavado
Sal a gosto

Preparo

Escorra a água do tofu e envolva-o num pano de trama fina para escorrer. Reserve. Coloque o espinafre numa panela e leve ao fogo até as folhas ficarem macias. Retire do fogo, esprema bem e deixe escorrer numa paneira. A seguir, transfira para o processador, bata rapidamente e reserve. Amasse o tofu com um garfo e reserve.

Ligue o forno à temperatura média. Leve ao fogo uma panela com 3 colheres (sopa) de azeite de oliva. Junte a cebola e o tomate e refogue, mexendo de vez em quando, até a cebola ficar bem macia. Acrescente o manjericão e o sal e cozinhe por mais 12 minutos, mexendo de vez em quando. Retire do fogo.

Com o azeite reservado, unte uma assadeira refratária (20 cm) e faça camadas alternadas de tofu, creme de espinafre, tofu e molho de tomate. Finalize com uma camada de creme de espinafre. Cubra a assadeira com papel-alumínio e leve ao forno por 35 minutos, ou até a massa ficar macia. Elimine o papel-alumínio e deixe no forno por mais 10 minutos, ou até dourar a superfície. Retire do forno e sirva.

Rendimento: 4 porções

Fonte: Revista Água na Boca






Espaguete Poético (vegana)


Ingredientes

350 g de espaguete grano duro
6 alcachofras ou 6 fundos de alcachofra (em conserva)
3 tomates maduros
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 dentes de alho descascados
1 punhado de folhas de manjericão
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Preparo

Se estiver usando alcachofras frescas, lave muito bem sob água corrente. Coloque as alcachofras numa panela de pressão, cubra com água, tampe e leve ao fogo médio. Quando a panela começar a apitar, marque 15 minutos e deixe cozinhar. Desligue o fogo e deixe toda a pressão sair antes de abrir a panela. Com uma faca afiada, corte o talo da alcachofra bem rente à base. Retire todas as folhas até encontrar os espinhos. Com a ajuda de uma faca, retire os espinhos com cuidado. A tampa que sobra é o fundo da alcachofra. Sobre uma tábua, corte os fundos de alcachofra em tiras de 0,5 cm de espessura e reserve. Se estiver usando os fundos prontos, apenas corte em tiras.

Corte os tomates ao meio e retire as sementes com o dedo. Com a palma da mão, aperte os tomates contra a tábua até que ganhem forma plana. Em seguida, pique os tomates em cubinhos.

Numa panela grande, coloque 5 litros de água e 2 colheres (sopa) de sal. Leve ao fogo alto. Quando a água ferver, acrescente o macarrão e deixe cozinhar conforme as instruções da embalagem. Cuidado para não deixar o macarrão cozinhar demais, ele deve ficar al dente.

Leve uma frigideira grande ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite e refogue as tiras de alcachofras por 1 minuto. Em seguida, junte os cubinhos de tomate, os dentes de alho inteiros e as folhas de manjericão. Refogue por 2 minutos, mexendo sempre, e tempere com sal e pimenta-do-reino. Retire os dentes de alho e despreze. Desligue o fogo e reserve o molho.

Despeje com cuidado o macarrão cozido em um escorredor. A seguir, transfira o espaguete para uma travessa. Com uma colher, distribua o molho sobre ele e misture bem. Sirva quente.

Fonte: Panelinha






Canelone com Recheio de Berinjela (ovo-lacto)

Ingredientes

Para o molho
2 colheres (sopa) de cebola picadinha
1 dente de alho picadinho
2 colheres (sopa) de óleo
1 cenoura pequena em cubinhos
2 tomates (sem pele e sementes) picados
520 g de molho de tomate
Sal a gosto

Para o recheio
1 berinjela média cortada no sentido do comprimento e em cubinhos
2 dente de alho picadinhos
2 colheres (sopa) de azeite de oliva ou óleo
450 g de ricota passada na peneira
2 colheres (sopa) azeitona preta picadinha
sal e salsa picadinha a gosto
1 embalagem de canelone (220 g)
3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado

Preparo

Molho
Doure a cebola e o alho no óleo. Junte a cenoura o tomate e refogue bem. Acrescente o molho de tomate, o sal, 1 xícara (chá) de água e deixe ferver. Reserve.

Recheio
Deixe a berinjela de molho em água com sal por 20 minutos. Escorra, apertando bem para sair toda a água. Refogue o alho e a berinjela no azeite ou óleo. Passe para uma tigela, acrescente a ricota, a azeitona, o sal e a salsa. Reserve. Cozinhe o canelone conforme instruções da embalagem. Recheie com a mistura reservada. Forre o fundo de uma forma retangular (pequena) com o molho quente. Coloque o canelone um ao lado do outro. Cubra com o molho restante e o queijo ralado. Cubra com papel alumínio e leve ao forno médio pré-aquecido por 25 a 30 minutos.

Fonte: Cozinha Experimental da Adria






Penne com Pimentão e Pupunha (vegana)


Ingredientes

2 pimentões vermelhos médios
250 g de pupunha em conserva
10 ramos de manjericão
1 colher (sopa) de azeite de oliva
2 cebolas médias em gomos finos
250 g de penne grano duro
Sal a gosto

Preparo

Lave os pimentões, retire os pedúnculos, parta-os ao meio, retire as sementes e os filamentos internos brancos e pique-os em tiras, no sentido do comprimento. Corte a pupunha em tiras finas. Lave o manjericão, seque com toalha de papel, separe as folhas e rasgue-as com as mãos. Reserve. Leve ao fogo uma panela com o azeite de oliva, o pimentão e a cebola e refogue até ficarem al dente. Incorpore a pupunha e o manjericão e refogue por mais 2 minutos. Acerte o sal e retire do fogo. Enquanto isso, coloque o macarrão numa panela com 2,5 litros de água fervente e 2 colheres (chá) de sal. Cozinhe por 12 minutos, ou até ficar al dente. Retire do fogo, escorra a água e coloque a massa nos pratos. Distribua o molho e sirva.

Rendimento: 6 porções

Fonte: Revista Água na Boca




Nhoque de Grão-de-Bico com Molho de Tomate Fresco (ovo-lacto)


Ingredientes

Para o nhoque
1 xícara de grão-de-bico
1 ovo
2 colheres (sopa) de manteiga derretida
1/2 xícara de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 colher (chá) de sal
3 litros de água com uma pitada de sal

Para o molho
1 lata de tomate italiano sem pele
3 tomates frescos maduros
1 dente de alho
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 colheres (sopa) de manteiga
1/2 colher (sopa) de açúcar
1/2 colher (chá) de sal
1 pitada de pimenta-do-reino moída na hora
Folhas de manjericão para decorar

Preparo

Nhoque
Deixe o grão-de-bico de molho na água de um dia para o outro. Numa panela grande com 2 litros de água, coloque os grãos escorridos e leve ao fogo médio. Deixe cozinhar por 1 hora. Escorra a água. No processador de alimentos, ou no liquidificador, bata os grãos cozidos até obter uma pasta lisa. Numa tigela, junte a pasta de grão-de-bico com o ovo, a manteiga derretida, a farinha e 1 colher (chá) de sal. Misture com as mãos até obter uma pasta homogênea.

Numa superfície lisa e enfarinhada, faça rolinhos de 2 cm de diâmetro com a massa. Corte os rolinhos em nhoques de 1 cm. Numa panela grande, leve 3 litros de água com 1 colher (sopa) de sal ao fogo alto. Quando ferver, coloque 10 nhoques para cozinhar. Conforme forem subindo à superfície, retire com uma escumadeira e coloque numa tigela com 1/2 xícara (chá) de água e 2 colheres (sopa) de azeite. Repita o procedimento até que todos os nhoques estejam cozidos. Reserve.

Molho
No liquidificador, bata o tomate italiano sem pele. Faça um corte em X na base de cada tomate cru. Coloque os tomates numa panela com água fervendo por alguns segundos. Prepare outra tigela com água e gelo. Retire os tomates da panela e mergulhe-os na tigela. Pelo X, puxe a pele como se fossem quatro folhas. O choque térmico faz com que a pele se desprenda facilmente. Corte os tomates em quatro e retire as sementes. Corte-os em cubinhos.

Numa tábua, pique o alho e as folhas de manjericão. Reserve algumas folhas para a decoração dos pratos. Leve uma panela média com o azeite e a manteiga ao fogo médio. Doure o alho picado e as 2 colheres (sopa) de manjericão fresco por 1 minuto. Acrescente o tomate batido, os cubos de tomate e tempere com o açúcar, o sal e a pimenta-do-reino. Abaixe o fogo e tampe a panela. Deixe cozinhar por 10 minutos. Na hora de servir, junte os nhoques cozidos e escorridos ao molho quente. Leve ao fogo baixo e, quando levantar fervura, desligue. Divida os nhoques entre 4 pratos e decore com as folhas de manjericão fresco. Sirva imediatamente.

Rendimento: 4 porções

Fonte: Panelinha





Espaguete com Brócolis (vegana)

Ingredientes

1 pacote de espaguete grano duro
1 maço de brócolis grande
6 cabeças de alho
Quanto baste de azeite
Quanto baste de óleo de soja
Quanto baste de sal
20 fatias de pão francês torradas

Preparo

Cozinhe o macarrão em água com um fio de azeite e sal até ficar "al dente". Depois de bem limpa, cozinhe as flores e as folhas pequenas do brócolis (alguns talos descascados também podem ser utilizados). Prepare com o óleo de soja e o alho bem picado uma boa quantidade de alho e óleo (uma frigideira grande é a quantidade ideal). Escorra o macarrão e em uma vasilha coloque-o juntamente com um pouco do alho e óleo. Fazer o mesmo com o brócolis bem escorrido. Mantenha o macarrão e o brócolis já misturados com o alho e óleo tampados para não esfriar.

Com um rolo de macarrão, esfarele o pão torrado, mas mantendo-o em pedaços pequenos sem que vire totalmente pó e coloque-o na frigideira com o que restou do alho e óleo fazendo assim uma farofa grossa e úmida. Em uma travessa comece a montar o prato da seguinte forma: uma camada de macarrão, uma de brócolis e a farofa, intercalando assim umas 2 a 3 vezes e terminando com uma camada generosa da farofa. Quando estiver servindo no prato regue por cima com o azeite.

Fonte: Cyber Cook





Recheio de Soja para Panqueca (vegana)

Ingredientes

1 e 1/2 xícara de grãos de soja
1 e 1/2 tablete de caldo de legumes
1 e 1/2 xícara de água
1 cenoura ralada
2 cebolas picadinhas
6 dentes de alho picados
1 colher (sopa) de salsinha picada
1 colher (sopa) de manjericão
1 colher (chá) de orégano
Sal e azeitona verde picada a gosto

Preparo

Aqueça a água e dissolva os tabletes de caldo de legumes. Coloque os grãos de soja e deixe de molho por 15 minutos. Em seguida, doure a cebola e o alho no azeite. Coloque os grãos de soja junto com a cenoura ralada, a azeitonas, a salsinha, o manjericão e o orégano. Acerte o sal. Sirva em seguida.

Rendimento: 6 porções

Fonte: Cyber Cook



Lasanha Deliciosa (vegana)


Ingredientes

Para o molho de queijo
1 e 1/2 xícara de tofu
1/2 xícara de azeite de oliva
1/2 xícara de farinha de trigo
1 e 1/2 xícara de água
1 colher (sopa) de suco de limão
2 colheres (sopa) de amido de milho (opcional)
1 cebola média picada
1 xícara de vegetais claros (vagem, couve-flor) picados
1 alho pequeno
Sal a gosto

Para o molho bolonhesa
3 xícaras de PTS fina
1 cebola grande picada
1/2 pimentão vermelho picado
1 tomate grande picado
2 copos de molho de tomate
1/2 xícara de shoyu ou 2 colheres (sopa) de colorau
Ervas secas (orégano, manjerona, etc)
Sal a gosto

Para a montagem
Quanto baste de massa de sêmola para lasanha

Preparo

Molho de queijo
Coloque todos os ingredientes no liquidificador (menos a cebola, o suco de limão e os vegetais) e acrescente a farinha lentamente. Se possível procure atingir uma consistência de panqueca. Adicione o suco de limão e reserve. Refogue a cebola no azeite, acrescente os vegetais, prove o sal e adicione orégano se disponível. Adicione o molho base ao refogado e deixe-o aquecer mexendo bem até ficar com uma consistência de queijo derretido. Reserve.

Molho bolonhesa
Após hidratar e espremer a soja para tirar o excesso de água, refogue primeiramente o pimentão no azeite já quente para ficar crocante, depois adicione as cebolas e quando ela ficar transparente adicione o tomate picado, as ervas secas e o shoyu ou colorau. Adicione a soja lentamente ao refogado e prove o sal. Então acrescente o molho de tomate e reserve. Lembre-se sempre de provar a comida durante o processo para certificar-se do tempero.

Montagem
Cozinhe a massa para lasanha conforme as instruções do fabricante, até ficar al dente. Em seguida, intercale as camadas pondo primeiramente o molho bolonhesa, depois a massa e então o molho de queijo, repetindo as camadas até chegar à borda do refratário, terminando com o molho de queijo. Coloque no forno pré-aquecido por uns trinta minutos ou até que o queijo borbulhe. Sirva quente.

Fonte: SVB - Porto Alegre, receita de Gustavo Nogueira



Canelone Integral com Abóbora e Espinafre (vegana)



Ingredientes

Para canelone:
500 g de massa integral com linhaça para canelone
500 g de abóbora japonesa picada com casca
1 maço de espinafre lavado e separado dos talos
Manjericão e cebolinha francesa a gosto
Azeite de oliva extra-virgem

Para os tomates marinados:
1 bandeja de tomates-cereja orgânicos
3 colheres (sopa) de azeite de oliva extra-virgem
1 colher (chá) de shoyu
1 colher (chá) de gengibre picado
Manjericão e cebolinha francesa a gosto

Para o azeite de coentro:
1/2 maço de coentro lavado e seco
200 ml de azeite de oliva extra-virgem

Preparo

Para fazer os tomates marinados, misture todos os ingredientes e mantenha na geladeira até o momento de servir. Prepare o azeite de coentro, escaldando o coentro em água fervente e imediatamente esfriando-o em água fria. Leve ao liquidificador com o azeite e bata até que fique homogêneo. Reserve

Cozinhe a abóbora picada em cubos no vapor, até que fique bem macia ao garfo (aproximadamente 25 minutos em fogo médio). Leve o espinafre para saltear em uma frigideira com um fio de azeite e um dente de alho picado. Desligue o fogo e coloque numa peneira, pressionando para livrar toda a água contida no espinafre. Amasse a abóbora com um garfo até que vire um purê grosseiro, tempere com sal, azeite e cebolinha picada.

Abra a massa do canelone e acrescente o purê e um pouco de espinafre. Feche a massa e repita o processo até terminar o recheio. Leve ao forno com caldo de legumes suficiente para cozinhar os canelones e não grudar no fundo da assadeira. Asse por 15minutos em fogo alto coberto com papel alumínio. Sitva quente com os tomates marinados e um fio de azeite de coentro.

Fonte: Revista dos Vegetarianos






Espaguete ao Molho de Tomate Assado e Alho (vegana)


Ingredientes

100 g de espaguete
500 g de tomates maduros
1/2 colher (sopa) de sal
4 dentes de alho
2 colheres (sopa) de polpa de tomate
1 colher (sopa) de azeite de oliva

Preparo

Pré-aqueça o forno a 150ºC (temperatura baixa). Lave muito bem os tomates sob água corrente. Com uma faca afiada, corte em rodelas de 0,5 cm espessura. Forre o fundo de uma assadeira grande com papel-alumínio. Distribua as rodelas de tomate sobre a assadeira forrada. Polvilhe sal sobre as rodelas e leve a assadeira ao forno. Deixe os tomates assarem por aproximadamente 30 minutos. Abra o forno, retire a assadeira, regue as fatias de tomate com o azeite e acrescente os dentes de alho (com a casca). Leve a assadeira novamente ao forno e deixe assar por mais 40 minutos.

Quando faltar 10 minutos para desligar o forno, leve uma panela grande com 3 litros de água ao fogo alto. Logo que a água ferver, coloque o macarrão e deixe cozinhar conforme as instruções da embalagem. Cuidado para não deixar o macarrão cozinhar demais, ele deve ficar al dente. Retire a assadeira do forno. Separe e reserve algumas rodelas de tomate para a decoração.

Numa tigela, acrescente o restante das rodelas de tomate, os dentes de alho assados e descascados e a polpa de tomate e bata com um mixer até obter uma pasta homogênea. Se preferir, você pode usar o processador de alimentos. Despeje o macarrão cozido em um escorredor. A seguir, transfira o espaguete para a tigela grande, acrescente a pasta de tomate assado e misture bem. Distribua a massa em 2 pratos, enfeite com as rodelas de tomate reservadas e sirva a seguir.

Rendimento: 2 porções

Fonte: Panelinha




Penne Mediterrâneo (vegana)


Ingredientes

2 dentes de alho
4 colheres (sopa) de azeite de oliva
250 g de penne tipo grano duro
10 tomates secos médios
2 colheres (sopa) de manjericão
5 colheres (sopa) de pignoli*
Sal a gosto

Preparo

Descasque os dentes de alho, amasse-os e reserve. Coloque em uma panela 2,5 litros de água e leve ao fogo por 15 minutos ou até começar a ferver. Junte 1 colher (sopa) de azeite de oliva, o alho e o penne. Cozinhe, mexendo de vez em quando com cuidado, até a massa ficar al dente. Retire do fogo, escorra a água e arrume o macarrão em uma travessa. Mantenha-o aquecido.

Pique o tomate seco em tiras finas e coloque em uma tigela. Reserve. Separe as folhas de manjericão, lave-as sob água corrente e seque com toalha de papel. Meça 2 colheres (sopa) e reserve. Coloque em uma panela o azeite de oliva restante e leve ao fogo por 2 minutos ou até aquecer. Junte os pignolis e frite-os, sem parar de mexer, por 3 minutos ou até começar a dourar. Acrescente o tomate seco e as folhas de manjericão. Misture, acerte o sal se necessário e retire do fogo. Arrume o molho por cima do macarrão. Sirva em seguida. Se preferir, decore com folhas de manjericão.

Rendimento: 4 porções de 125 g

Fonte: www.azeite.com.br


* Pignoli é a semente de um tipo de pinheiro, Pinus Pinea, nativo da região do Mediterrâneo, que leva 100 anos para começar a produzir. Especiaria muito utilizada na culinária árabe, libanesa e italiana. É utilizada no preparo de massas, esfihas, charutos recheados e algumas sobremesas. É indispensável no molho pesto.






Lasanha Vermelha com Espinafre e Ricota (ovo-lacto)


Ingredientes

Para a massa
500 g massa seca para lasanha
5 litros de água
1 cebola cortada em quatro pedaços
Pimenta-do-reino a gosto
1 folha de louro
1 colher (sopa) de azeite de oliva
Sal a gosto

Para o recheio
500 g de ricota
1 maço de espinafre cozido e picado
1 lata de molho de tomate
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Preparo

Cozinhe a massa para lasanha numa panela com a água, a cebola, a pimenta, o louro, o sal e o azeite, por aproximadamente 15 minutos ou até ficar al dente. Escorra e reserve. Em uma tigela misture o espinafre com a ricota, o sal e a pimenta até formar um creme.

Numa forma refratária coloque um pouco do molho de tomate para cobrir o fundo. Depois, vá alternando camadas de massa com o creme de espinafre e ricota e o molho de tomate. Termine com o creme de espinafre. Leve ao forno pré-aquecido, por cerca de 20 minutos.

Fonte: Cyber Diet




Macarrão Integral com Pesto de Rúcula (lacto)


Ingredientes

350 g de espaguete integral
1 xícara (chá) de folhas de rúcula lavadas
1 dente de alho picado
1 colher (sopa) de nozes picadas
1/2 xícara (chá) de azeite de oliva
3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
Folhas de manjericão para decorar

Preparo

Numa panela grande, coloque 5 litros de água e 2 colheres (sopa) de sal. Leve ao fogo alto. Quando a água ferver, coloque o macarrão e deixe cozinhar conforme as instruções da embalagem. Cuidado para não deixar o macarrão cozinhar demais, ele deve ficar al dente.

Enquanto o macarrão cozinha, comece a preparar o molho pesto. No processador de alimentos, ou num liquidificador, junte as folhas de rúcula, o alho, as nozes e o azeite e bata até obter uma pasta homogênea. Se preferir, utilize um pilão. Transfira a pasta para uma tigela grande e misture o queijo parmesão ralado. Reserve.

Retire 1 xícara (chá) da água do cozimento do macarrão e reserve. Em seguida, despeje com cuidado o macarrão cozido em um escorredor. A seguir, transfira o espaguete para a tigela com o pesto e misture. Se precisar, acrescente um pouco da água do cozimento reservada e misture. Enfeite com as folhas de manjericão. Sirva quente.

Rendimento: 4 porções

Fonte: www.panelinha.ig.com.br






Tubete à Primavera (vegana)


Ingredientes

200 gr de macarrão tubete do tipo grano duro
1 abobrinha picada
4 colheres (sopa) de ervilha
1 xícara (chá) de brócolis
1 tomate picado
1 dente de alho
1 colher (sopa) de azeite de oliva
1 cenoura picada
Quanto baste de manjericão
Sal e pimenta-do-reino branca moída a gosto

Preparo

Numa frigideira, esquente o azeite de oliva, junte o alho e frite-o levemente. Adicione a cenoura e frite-a por 2 ou 3 minutos. Acrescente um pouco de água, o manjericão, as ervilhas, o brócolis e a abobrinha, deixando refogar levemente por 2 ou 3 minutos, a cada ingrediente. Tempere com sal. Adicione o tomate. Refogue mais um pouco. Junte o macarrão cozido. Misture bem e sirva imediatamente.

Rendimento: 4 porções

Fonte: www.cybercook.uol.com.br





Fettuccine Mediterrâneo do Gaia (vegana)



Ingredientes

1 alho
3 cebolas roxas
150 gr de azeitonas verdes e pretas
3 abobrinhas
3 berinjelas
250 gr de cogumelos frescos
500 gr de fettuccine
1 pimentão vermelho
1 pimentão amarelo
6 aspargos
150 gr de damascos fatiados
350 gr de tomate-cereja
1/2 maço de manjericão
Azeite
Pimenta-do-reino

Preparo

Cortar os pimentões, o damasco e as cebolas em fatias finas. A abobrinha e a berinjela passar pelo mandolim. Picar as azeitonas em pequenos pedaços. Os cogumelos, os aspargos, o alho e o tomate-cereja permanecem inteiros. Disponibilizar em uma assadeira com azeite e pimenta-do-reino, e levar ao forno por aproximadamente 25 minutos, tomando cuidado para que o tomate permaneça inteiro. Cozinhar a massa até que fique al dente.

Autoria: Restaurante Gaia Gourmet Vegetariano.

Fonte: Revista dos Vegetarianos




Macarrão Fácil (vegana)


Ingredientes

1 pacote (500 g) de espaguete
5 litros de água
5 colheres (chá) de sal
1 fio de óleo
1 caixa (520 g) de molho de tomate
1 lata de seleta de legumes em conserva escorrida

Preparo

Em uma panela grande, ferva a água e acrescente o sal e o óleo. Adicione o macarrão e cozinhe em fogo alto, até ficar al dente (cerca de 10 minutos). Escorra o macarrão e reserve. Em outra panela, aqueça o molho com a seleta. Adicione-o ao macarrão e sirva.




Panqueca de Ricota com Espinafre (ovo-lacto)


Ingredientes

Para a massa
1 copo de farinha de trigo
1 copo de leite
1 colher (sopa) de amido de milho
2 ovos
1 colher (café) de sal
1 colher (sopa) de óleo de soja
1 colher (sopa) de queijo ralado

Para o recheio
250 gr de ricota
1 maço de espinafre
Sal, noz-moscada e pimenta-do-reino branca moída à gosto

Preparo

Massa
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Despeje a massa numa vasilha e deixe na geladeira por pelo menos meia hora. Unte uma panela para panquecas ou uma frigideira redonda com pouco óleo, depeje um pouco da massa no centro da panela e espalhe a massa até cobrir todo o fundo, espere fritar e depois vire do outro lado. Repita a operação com toda a massa e reserve.

Recheio
Tempere a ricota com sal, noz-moscada e pimenta à gosto. Coloque o espinafre para cozinhar na água e sal, por 5 minutos. Escorra, pique com a faca, e misture com a ricota temperada. Coloque um pouco da mistura numa das extremidades da massa e forme os rolinhos da panqueca. Arrume-a em um refratário. Cubra com o molho de sua preferência e leve ao forno para gratinar.

Rendimento: 4 porções

Fonte: www.cybercook.uol.com.br



Lasanha de Ratatouille (ovo-lacto)

Ingredientes

Para a massa:
1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo integral
1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
2 ovos
1 colher (sopa) de leite
1/3 xícara (chá) de água morna
1 colher (sopa) de sal
5 l de água
1 pitada de sal

Preparo

Numa tigela, misture as farinhas e o sal. Faça um buraco no centro e acrescente os ovos levemente batidos, o leite e a água morna. Com as mãos, trabalhe a massa do centro para fora, incorporando os ingredientes secos aos poucos, até formar uma bola. Deixe a massa descansar por 10 minutos. Enfarinhe uma superfície lisa e abra a massa com um rolo até deixá-la com 2 mm de espessura. Divida em retângulos de 10x5 cm.

Numa panela grande, ferva 5 litros de água com 1 colher (sopa) de sal. Enquanto isso, prepare a ratatouille.

Ingredientes

Para a ratatouille:
4 tomates maduros
1 pimentão amarelo
1 pimentão vermelho
2 abobrinhas
2 berinjelas
2 dentes de alho
2 cebolas
1 xícara (chá) de parmesão ralado na hora
1 1/2 xícara (chá) de provolone ralado
4 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 colher (chá) de sal
1 pitada de pimenta-do-reino moída na hora

Preparo

Faça um corte em X na base de cada tomate. Coloque os tomates numa panela com água fervendo por alguns segundos. Prepare outra tigela com água e gelo. Retire os tomates da panela e mergulhe-os na tigela. Pelo X, puxe a pele como se fossem quatro folhas. O choque térmico faz com que a pele se desprenda facilmente. Corte os tomates em quatro e retire as sementes.

No liquidificador, bata 2 tomates e corte os outros 2 em cubinhos. Numa tábua, corte os pimentões e descarte as sementes. Corte as abobrinhas e as berinjelas em cubos de 1,5 cm. Descasque os dentes de alho e corte-os em metades. Pique as cebolas bem fininho ou passe pelo ralador. Numa tigela, misture o queijo parmesão com o provolone. Reserve.

Leve uma frigideira grande com 3 colheres (sopa) de azeite ao fogo médio. Refogue a cebola por 2 minutos e acrescente os dentes de alho. Refogue por mais 5 minutos e retire os dentes de alho. Junte os pimentões e deixe cozinhar por 10 minutos. Adicione os cubos de berinjela e de abobrinha. Deixe cozinhar por mais 10 minutos. Coloque os cubos de tomate, tempere com sal e 1 pitada de pimenta-do-reino. Misture bem e desligue o fogo. Reserve.

Se a água da panela já tiver fervido, cozinhe cada um dos retângulos de massa por 2 minutos, retire e coloque sobre um pano úmido.

Montagem

Pré-aqueça o forno a 180°C (temperatura média). Unte com o azeite restante um recipiente refratário de 25 x 35 cm. No recipiente, monte a lasanha: espalhe uma camada da ratatouille de legumes, polvilhe com um pouco da mistura de queijos. Por último, cubra com a massa. Repita o procedimento até terminar a massa. Regue com o tomate batido no liquidificador e polvilhe com os queijos. Leve ao forno por 15 minutos para gratinar. Sirva a seguir.

Rendimento: 4 porções

Fonte: www.panelinha.ig.com.br




Macarrão com Alho, Azeite e Ricota Defumada (lacto)

Ingredientes

300 g de espaguete
2 dentes de alho
1 pimenta dedo-de-moça
6 colheres (sopa) de azeite de oliva
80 g de ricota defumada
Sal a gosto

Preparo

Numa panela grande, cozinhe o espaguete em bastante água fervente com sal. Enquanto isso, descasque o alho e pique-o em fatias bem finas. Limpe a pimenta dedo-de-moça, elimine as sementes e pique. Quando o espaguete estiver quase cozido, frite o alho e a pimenta dedo-de-moça numa frigideira com o azeite de oliva, em fogo médio, até dourar levemente o alho. Escorra o espaguete quando estiver al dente, transfira para a frigideira com o azeite e deixe tomar gosto, em fogo alto, misturando bem. Retire do fogo, acrescente a ricota ralada e sirva a seguir.

Fonte: Revista Água na Boca






Rolinho Primavera (vegana)

Ingredientes

2 colheres (sopa) de óleo de gergelim
2 colheres (sopa) de óleo vegetal
1 cenoura média
1 abobrinha bem verde e pequena, com casca
200 g de cogumelos tipo shitake
1 pimentão vermelho
1 cebola
2 dentes de alho picados
1 colher (chá) de gengibre fresco ralado
1/4 xícara (chá) de molho de soja
1 colher (chá) de açúcar mascavo
4 colheres (sopa) de cebolinha picada
12 folhas de massa para rolinho primavera*
Óleo vegetal para fritar
Sal

*Se não encontrar massa para rolinho primavera, utilize massa para pastel, recheando e dobrando como um pastel comum.

Molho agridoce:
4 colheres (sopa) de catchup
2 colheres (sopa) de vinagre de arroz
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de maisena dissolvida em 1 xícara (chá) de água
Sal

Preparo

Corte a cenoura, a abobrinha, os cogumelos, o pimentão e a cebola em tirinhas finas e reserve.

Em uma frigideira grande, aqueça os óleos de gergelim e vegetal. Junte as tirinhas de legume, o alho e o gengibre. Misture e, mexendo de vez em quando, deixe no fogo até que os legumes estejam cozidos (mas ainda ligeiramente crocantes).

Se estiverem grudando muito na panela, junte um pouco de água. Acrescente o molho de soja, o açúcar, e deixe ferver até formar um molho espesso. Acerte o sal, junte a cebolinha, misture e retire do fogo. Deixe esfriar.

Prepare os rolinhos, enrolando cada um deles como um charuto: coloque uma folha de rolinho virada com uma das pontas para você. Próximo à ponta, espalhe uma colher cheia de recheio. Dobre a ponta da massa em direção ao centro, cobrindo o recheio. A seguir, para fechar dos lados, dobre as duas laterais em direção ao centro. Enrole, pressionando para evitar espaços vazios. Cole a ponta com um pouco de água (ou água misturada com maisena) para que não abram na hora de fritar. Frite os rolinhos em óleo quente abundante, até que estejam dourados, e escorra sobre papel-absorvente.

Para o molho, coloque todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo, mexendo sempre, até engrossar. Sirva acompanhando os rolinhos.

Fonte: www.estilo.uol.com.br/gastronomia

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Yakissoba
Ingredientes


Óleo de gergelim torrado
400 g de macarrão para yakissoba
3 cebolas cortadas "em gomos“
2 cenouras
1/2 maço de brócolis
2 xícaras de acelga ou repolho picado,
1 xícara de cebolinha verde picada

Ingredientes do Molho:
2 colheres (sopa) de maizena
1/2 xícara (chá) de molho de soja (shoyu)
1/2 colher (chá) de açúcar
1 colher (chá) de sal


Preparo


Molho: Dissolva a maizena em 1 xícara (chá) de água fria e leve ao fogo para que engrosse levemente. Acrescente o molho de soja, o açúcar e o sal. Reserve, mantendo aquecido.

Macarrão: Cozinhe em água conforme indicação do fabricante (varia de acordo com o tipo de massa).

Legumes: Frite as cebolas no óleo de gergelim torrado, depois acrescente os legumes um a um, começando pela cenoura (mais dura) para os mais macios. Vá acrescentando alternadamente o macarrão e o molho e misture delicadamente. Por último acrescente a cebolinha e sirva quente.
http://vidyayoga.org.br/

Nenhum comentário: