terça-feira, 30 de setembro de 2008

Tratamento Holístico - Osteopatia

OSTEOPATIA

A Osteopatia é um método de tratamento manual e natural criado nos Estados Unidos no fim do século XIX pelo médico Andrew Taylor Still. Ele achava que o bom equilíbrio das estruturas( o osteon grego do aparelho locomotor) era crucial para evitar o aparecimento de disfunções e doenças(pathos). Ou seja, o corpo tem possibilidades de se reequilibrar, de autocurar-se.

A Osteopatia é um tratamento holístico e global em que a forma diagnóstica e terapêutica(técnicas manuais e manipulativas), visam garantir a perfeita mecânica de todas estruturas do corpo, com isso garantindo condições para o corpo atuar na sua auto regulação e cura. A osteopatia está baseada na anatomia, na fisiologia e semiologia.Ela se baseia na filosofia de que o corpo funciona como uma unidade composta partes móveis, tais como, músculos e articulações, órgãos e vísceras, circulação e interações microscopia entre as células.

Todas as partes do corpo funcionam juntas de uma forma integrada.Se uma região se encontra restrita, as restantes deverão sofrer adaptações e compensações, eventualmente inflamação, á dor, á rigidez e a outos problemas de saúde.

O osteopata, através de um anmenese completa dos sintomas e histórico da disfunção (dor) , e de um minucioso exame de palpação, identificará a causa primária e a região de maior sofrimento.
O osteopata utiliza uma técnica específica para cada tecido( ossos,ligamentos, fáscias, músculos, vísceras e crânio) a partir das constatações feitas na anmenese. Entre estas técnicas,destacam-se Streching, Bombeo, Articulatória, Miofascial,,Músculo Energia, Jones, Funcional de Hoover, Cranias, Vísceras, e Thrust(manipulação).

As áreas de atuação do osteopatas são:

Ortopedia:dor lombar crônica ou aguda, dor ciática; torcicolos,tendinites,cervicalgia, hénias de disco, bursite, artrose, artrite, osteoporose;
Pediatria: asma, bronquite,sinusite, escoliose;
Gastro-enterologia: hérnia de hiato, constipações;refluxo, colite;
Neurologia: distúrbios de ATM( articulação temporo mandibular ),dor de cabeça,insônia,enxaqueca,vertigens, depressão, síndrome do pânico;
Ginecologia: cólicas menstruais;
Patologias Esportivas: entorses, tendinites;Como podemos observar, a osteopatia é muito eficaz no tratamento da dor e na prevenção de patologias muito comuns no nosso cotidiano;
O Tratamento Osteopático não tem restrição de faixa etária, é aplicado desde o recém nascido até o idoso, respeitando-se as contra-indicações, de cada caso, se houver.


fonte: http://www.suzanabarretto.com.br/

Nenhum comentário: