terça-feira, 30 de setembro de 2008

homeopatia

Colite ulcerosa
De causas desconhecidas, a colite ulcerosa é uma doença que afecta os intestinos e o recto. Veja como a homeopatia ajuda a aliviá-la.

A colite ulcerosa é uma doença inflamatória crónica do cólon (intestino grosso) que evolui de modo recorrente, com períodos de agravamento. A localização mais frequente da colite ulcerosa é o recto, apesar desta poder ter manifestações noutros órgãos, como as articulações, pele, fígado, olhos.A colite ulcerosa pode atingir qualquer idade, mas é mais frequente no adulto jovem (com 20/30 anos) e depois no adulto sénior (com 60/80 anos), sem diferenças de incidência relativamente ao sexo.Não se conhece a causa desta doença, mas podem contribuir factores como a hereditariedade e resposta imune intestinal.

A alergia a certos alimentos, stress, ansiedade, medicamentos e infecções tendem a piorar os sintomas sentidos.Os sintomas dependem da localização anatómica e da gravidade da inflamação. Na colite ulcerosa predomina o envolvimento rectal, pelo que a perda de sangue pelo recto, geralmente acompanhada de um aumento do número de dejecções, é o sintoma mais frequente. Pode coexistir dor abdominal, que melhora com a defecação, pelo menos inicialmente, febre e perda de peso, cujo relevo depende da gravidade, duração e localização do episódio.

As fezes podem ser líquidas e conter sangue, muco ou pus.Na fase de reactivação, para além dos sintomas intestinais, o doente pode apresentar queixas articulares (artrite), inflamação dos olhos (episclerite), nódulos inflamados na pele (eritema nodoso) e feridas na pele com pus (pioderma gangrenosa). A colite ulcerosa tem como característica base o facto de alternar os episódios de exacerbação com períodos de remissão. Em geral, entre os episódios agudos, o doente pode realizar uma vida normal.

Remédios homeopáticos
Os remédios homeopáticos são um pré-requisito essencial para ajudar o paciente a diminuir a quantidade de episódios agudos. Depois de um estudo aprofundado dos sintomas individuais do paciente, o terapeuta recomendará alguns dos remédios que se seguem.
Arsenico album.: nos casos em que o paciente apresenta sintomas de indigestão e de colite que foi agravada pela ansiedade e stress. As fezes são aguadas e fétidas, causando uma dor no ânus e no recto. A diarreia deixa o doente com pouca capacidade de resposta uma vez que provoca desidratação e cansaço. O remédio é recomendado nos casos mais agudos quando o doente está agitado, tem vómitos, ansiedade e dor na zona abdominal. Apresenta ainda como sintoma o desejo de ingerir bebidas quentes.

Nux vomica
: existe a sensação de indigestão, vómitos frequentes e diarreia que se faz acompanhar de dores abdominais e cólicas.

Sulphur
: o doente apresenta dores abdominais, flatulência, vómitos e náuseas. As dores e comichão no ânus depois de evacuar são frequentes. Podem surgir, nalguns casos, hemorróidas.

Colocynthis: é um remédio eficaz contra as cólicas e nas dores causadas pela irritação do cólon.

Cantharis: usa-se nos casos em que o paciente apresenta inflamação no interior dos intestinos e em que existe produção de um muco espesso.

Mercuri. corrosivo.: o paciente sente fortes pontadas no abdómen, no entanto, mesmo após evacuar e limpar os intestinos as dores mantêm-se. As fezes são com uma consistência líquida e fazem-se acompanhar de sangue e muco.

Phosphorus: utiliza-se quando as fezes são ensanguentadas e a dor sentida na dor abdominal é aliviada após o esvaziar dos intestinos. Existe, no entanto, constantemente uma impressão no ânus. Sugestões: Quanto à alimentação tente privilegiar as carnes magras, os peixes gordos - salmão, sardinha, cavala, etc. (que para além da vitamina D, fornecem ómega-3, um tipo de gordura que ajuda a diminuir as inflamações) - , frutas e legumes de folha verde e vegetais alaranjados. O consumo de fibras solúveis também deve ser incentivado (fruta e legumes cozidos, leguminosas) enquanto que as fibras insolúveis (presentes no farelo e nos cereais integrais, nos frutos secos e nas sementes) devem ser limitadas, dado que podem irritar o intestino aumentando a probabilidade de diarreias.

matéria de : http://www.millenniumbcp.pt/site/conteudos/75/7545/754585/article.jhtml?articleID=252819

Nenhum comentário: