terça-feira, 30 de setembro de 2008

Alimentação - Os Vilões

Os vilões da alimentação

Muitas pessoas podem não saber o que são exa­ta­mente os carboidratos, nem reconhecê-los na sua alimentação diária. Mas uma coisa é certa para grande parte das pessoas: os carboidratos são sempre considerados os vilões da nossa alimentação. E ­também os responsáveis pelos quilos a mais na silhueta. Mas será que isto é realmente verdade? Numa definição básica, os carboidratos estão pre­sentes em maior quantidade nas massas, arroz, ­açúcar, mel, pães, frutas, farinhas, tubérculos e do­ces em geral. Sempre ouvimos que as dietas para serem boas não devem conter, ou devem contem muito pouco, massas, pães, doces...ou seja, carboidratos.

É bom que se esclareça que existem dois tipos de car­boidratos, os simples e os complexos. Os primeiros estão presentes, basicamente, nos doces, mel e açúcar. As frutas também possuem um tipo de açúcar, a frutose, que pertence ao grupo dos carboidratos simples. Quanto aos carboidratos complexos, pertencem a este grupo os pães, ­massas, arroz, cereais, batata, mandioca, e farinha, entre outros ­alimentos.

Mas será que os carboidratos têm realmente importância na nossa alimentação? Em primeiro ­lugar, os carboidratos são a base da nossa alimentação, praticamente tudo o que diariamente ingerimos, é composto por carboidratos. O fator principal, no entanto, é que são eles que fornecem a energia ­básica para as nossas atividades diárias. A ausência desses alimentos na dieta, por um período prolongado, pode trazer efeitos indesejados como fraqueza, mal estar, desidratação, menos resistência a infecções, entre outros sintomas. Chegou a alguma conclusão? Antes de mais nada, é recomendável que os pacientes de doenças in­flamatórias intestinais sigam a orientação do seu médi­co ou, melhor ainda, também de uma nu­tri­cio­­nista.

Um bom profissional consegue ajudar os ­por­tadores de DII a fazer uma alimentação balanceada, que contenha as proteínas e vitaminas neces­sárias e, ao mesmo tempo, os deixe longe dos sintomas indesejá­veis que uma alimentação incorreta pode provocar. Com relação aos carboidratos, é mesmo muito difícil manter os alimentos, fonte de carboidratos, fora da nossa alimentação. O conselho então, é ter bom senso e agir, ou melhor, ­comer, com moderação.

fonte: http://cvdii.bireme.br/tiki-read_article.php?articleId=151

Nenhum comentário: